O que é presbiopia? Como saber se você tem? Lentes, armações e mais...
O que é Presbiopia?
Presbiopia: Síndrome do braço curto
Distúrbio da visão, que ocorre aproximadamente aos 45 anos, em que, por perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino, o indivíduo não percebe mais com nitidez os objetos próximos, dificultando principalmente a leitura.
Presbiopia é conhecida popularmente como síndrome do braço curto, pois um dos sintomas é tentar afastar revistas e aparelhos eletrônico para melhorar a leitura.
Visão sem Presbiopia
Na visão que não é afetada pela presbiopia, o cristalino do olho se adapta expandindo ou contraindo seu tamanho quando precisamos focar algo que está muito próximo.
Visão normal.
Visão com Presbiopia
Já, na visão que é afetada pela presbiopia, o cristalino perde o poder de contrair e expandir seu tamanho, resultando em uma visão que não consegue mais focar objetos que estão próximos demais.
Visão afetada pela Presbiopia
Compensação de Presbiopia
A compensação de presbiopia por meio de lentes pode ser feita de duas maneiras. A primeira, lentes multifocais em que se obtém visão nítida para longe e perto em ambos os olhos. A segunda, monovisão, onde se corrige um olho para longe (geralmente o dominante) e o outro para perto. Esse método é geralmente aceito por 75% dos pacientes e baseia-se na possibilidade de anular uma imagem em benefício da outra nível de córtex cerebral.
Multifocal
Monovisão
Como saber se eu possuo Presbiopia?
A presbiopia é comum em pessoa que tem 40 anos ou mais.
-
Dificuldade para conseguir enxergar/focar imagens e letras menores;
-
Visão turva ao precisar ler algo que esteja em distância normal;
-
Dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam a visão de perto;
-
Precisar de mais luz quando for enxergar para perto;
-
Necessidade de afastar algo que se está lendo;
-
Desconforto e ardor nos olhos;
Lentes e armações recomendadas
para présbitas
Como as lentes multifocais possuem os três campos de visão, sendo eles: para longe, intermediário e para perto, então é importante que o tamanho da armação possibilite uma transição suave entre eles.
Para isso, é necessário ficar atento ao tamanho da altura do aro da armação. Se a altura do aro de sua armação for muito pequena, não será possível que a lente proporcione essa transição entre os campos de visão. Armações com altura de aro maiores que 30mm (3cm) ajudam na transição suave entre os campos de visão para perto, intermediário e para longe. Além disso, resulta em muito mais conforto e melhor adaptação com as lentes multifocais.